sábado, 16 de junho de 2012

ITEP DAY






E finalmente chegou o tão temido dia, o dia de fazer ITEP. Eu estava muito apreensiva e temerosa, realmente eu não me sentia segura e preparada o suficiente, porém chegará o dia e eu não podia desistir. 

Eu não consegui decorar todas as respostas, deixei 2 para trás, as duas menos prováveis, as duas mais chatas, as duas mais difícil e as duas que eu não tinha ouvido nenhuma outra menina dizer que caiu em seu teste, então, eu deixei. Tentei ler no ponto de ônibus, mas o nervosismo não deixou, tentei ler no ônibus, mas o motorista não parava de falar comigo.   

E assim foi, cheguei na Experimento, com minha memória lotada de informações. A Bia, minha orientadora, está sendo bem paciente e compreensível, chegando lá entreguei o formulário médico que faltava, ela conferiu e disse que estava tudo certo. Ela foi tão boazinha e perceptiva que até me deixou escolher se eu gostaria de fazer o ITEP ou a entrevista antes. Como as questões do ITEP estava mais fresca na minha cabeça, escolhi fazer o ITEP primeiro, afinal de contas é o mais importante. 

Ela me levou pra uma mesa, ali no meio da agência mesmo (COMO ASSIM PRODUÇÃO? Vou fazer o teste aqui mesmo no meio da agência, com todo mundo me ouvindo, prestando atenção no que eu falo? As demais agentes atendendo, falando e eu aqui nesse meio fazendo um teste super importante? Pois é, assim foi), na mesa já tinha um papel e uma caneta para que se eu precisasse fazer alguma anotação eu poderia utiliza-los. 

Assim que começamos o teste preenchemos algumas informações, como nome, idade, CPF ou RG (ñ lembro exatamente qual dos dois), e-mail, escolaridade e se já fizemos o ITEP antes. Depois vem um teste de áudio e microfone,  temos que falar duas vezes “This is an Test”, e depois ouvir para ver se o microfone realmente irá gravar o que iremos falar, a minha gravação do microfone estava bem baixa, difícil mesmo de escutar (ainda mais com o barulho da agência), eu avisei minha orientadora e ela disse que era assim mesmo, então tá. Depois vem o narrador explicando detalhadamente como será o teste, ele fala bem devagar e como eu já tinha lido de cabo a rabo todos os blogs, grupos, documentos e comentários sobre as instruções do ITEP, eu nem prestei muita atenção no que ele dizia. Rsrs

Começa o teste com a parte do LISTENING, mais ou menos 5 diálogos curtos, em torno de 1 minuto cada, com respostas de múltipla escolha, num tempo total a ser respondido de 2 minutos. Nos diálogos em si, eu não achei que os personagens falassem tão pausadamente como eu vi em alguns blogs. Os primeiros diálogos são fáceis, existe uma figura que ilustra a conversa e logo que aparecia eu já deduzia que era tal dialogo, ai como eu já sabia o contexto era só saber a resposta. 

Depois vem a segunda parte do LISTENING, com diálogos mais longos, inclusive em um deles, eu me desconcentrei legal, porque tinha duas agentes atrás de mim no maior papo, eu prestei mais atenção na conversa delas do q no dialogo, mas no finalzinho eu consegui deduzir de qual se tratava e ai era só responder. Com relação as questões de múltipla escolha, as perguntas e as respostas são basicamente as mesmas que existem nas informações que existem por ai, porém as perguntas e as respostas são mais elaboradas gramaticalmente, mas no mesmo contexto. 

Balanço do LISTENING:  Eu fiz! Algumas eu tinha certeza das respostas, outras eu chutei. Mas fiz de boa, acredito que fiquei nos 50% de acerto e 50% de erro.

Ufa LISTENING feito, agora SÓ falta o SPEAKING. “Ai Senhor Jesus, me ajuda,  que venham perguntinhas que as respostas estejam fresquinhas na minha cachola”. 

Novamente o narrador entra em ação e explica como será o SPEAKING. Assim que o narrador faz a pergunta, tem um tempo para pensarmos e depois soa um bip e a partir dali que devemos começar a responder. São duas perguntas, a primeira pergunta tem um tempo para pensar de 30 segundos e de resposta 45 segundos. A segunda pergunta, o narrador até diz que devemos explicar nossa resposta, dando exemplos e argumentos, para essa temos 45 segundos para pensar e 1 minuto para responder. Ai que medo, borboletas no estomago a mil.

First question: What subject did you like at school?

"Ai meu Deus, não acredito que caiu justamente essa pergunta! 30 segundos para pensar, ai Senhor qual era mesmo a resposta???? Ai eu não lembro, essa era 1 das duas perguntas que deixei pra trás. E agora??? BiIIII, Bip para responder...."

Ai que desespero, não consegui lembrar muita coisa, falei umas baboseiras e ainda acho que o que falei esta errado, ai que decepção.

Second Question: What would you change in the school you studied?

"Ai, não acredito de novo!!!!!!!!!! 45 segundos para pensar: Essa era a outra pergunta que deixei de estudar, justamente essas duas que tiveram que cair? Tinha mais 14 perguntas para caírem e justamente essas duas??  E essas pessoas me ouvindo? ? Vão perceber que eu não falei nada e ainda o q falei está errado. Ai meu deus, e agora??? Bip para responder..."
Falei pouca coisa, quase nada e provavelmente errado também.

Balanço do SPEAKING: Horrivel, decepção, tristeza, nervosismo. Não consegui responder nada muito menos improvisar alguma coisa, Impressionante como as palavras fogem da cabeça, que decepção!

Bom, o teste acabou. Voltei para a mesa a Bia, ela deve ter percebido minha cara de espanto, perguntou como foi o teste, se eu achei q fui bem e quais foram as perguntas. Vergonhoso dizer a ela que acho que tinha ido mal, que não consegui responder quase nada e ainda tinha a entrevista para fazer. Ela tentou me animar dizendo que todas as Au Pairs que fazem o teste também dizem que foram mau, mas que no final sempre dá sempre dá certo.

Uma dica: Paguem o ITEP antes de fazê-lo!. Fiquei com dor no coração em ter que pagar um teste que eu sabia que tinha ido mau, vi meu rico dinheirinho indo pelo ralo. Tudo bem, se eu tivesse ido bem, pagaria com super gosto, mas eu não estou tão segura disso. Mais sorte ainda, foi que justamente nesse dia o dólar estava 2,20! Isso mesmo, 2,20 amiga. Um absurdo. O valor do ITEP é de $40 dólares x 2,20 = 88,00 reais.

Como eu já disse a Bia foi bem compreensiva e perceptiva, viu que eu estava muito nervosa e triste por causa do ITEP, então ela fez a entrevista comigo em português mesmo. Ainda bem, porque se fosse em inglês, eu não conseguiria responder, estava muito chateada. 

A entrevista é básica, ela me perguntou sobre quais qualidades uma boa Au Pair deve ter, quais são as melhores brincadeiras para se fazer com as crianças, se eu tinha um dom especial, se eu me sentiria segura para dirigir em um outro pais e acho que só. 

Pronto! E esse foi meu ITEP, sai da agencia muito chateada, pois eu sabia que não tinha ido bem, que não consegui responder nada e que o nada que respondi ainda achava que estava errado. E agora? Vão me perguntar sobre o teste e ainda vou ter que passar pela situação vergonhosa de dizer que não fui bem. Infelizmente é assim mesmo, estudei bastante, mas acho que não foi o suficiente, agora é só esperar o resultado. O mais triste ainda é que se eu não passar vou ter que esperar de 2 a 3 meses para refazer o teste, esperar mais ainda e pagar novamente.  

Acredito que essa semana já sai o resultado e eu estou torcendo para que um milagre aconteça!!

Se vc quer consultar o resumo dos dialogos e as prováveis perguntas do speaking,CLICK AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário